5 erros graves ao abrir uma empresa: veja como evitá-los

8 de fevereiro de 20240

Abrir uma empresa não é nada fácil. Aliás, se não tiver atenção e cuidado nos mínimos detalhes, o seu negócio pode ser penalizado ou demorar para crescer. Mas, você sabe quais são os erros mais comuns no momento de constituir uma empresa?

Existem certas atitudes por parte dos empreendedores que levam a falhas determinantes para o crescimento de um negócio. Muitas decisões tomadas por impulso podem prejudicar a empresa, especialmente quando se está no começo.

Então, vale a pena entender o que você pode estar fazendo de errado nesse início de jornada para providenciar os ajustes necessários a tempo e se livrar de mais prejuízos.

Evite estes 5 erros na hora de abrir o seu negócio 

Abaixo, listamos cinco ações equivocadas ao iniciar um negócio. Confira quais são para evitá-las!

1. Não se formalizar 

Muitos novos empreendedores, principalmente aqueles que estão começando um pequeno negócio, preferem continuar na informalidade. O grande objetivo, na maioria das vezes, é fugir dos impostos e das responsabilidades fiscais.

Porém, dificilmente um negócio consegue crescer estando na informalidade. A propósito, ter um CNPJ é o primeiro passo para abrir portas às novas oportunidades para o seu negócio.

Tudo isso sem contar que, ao estar legalmente registrado como uma empresa, o encargo tributário sobre o faturamento do seu empreendimento será menor, uma vez que os regimes tributários trazem condições específicas para o empreendedor.

Assim, ao se formalizar, cuidado para não cair em outro erro: a escolha do tipo de CNPJ errado. Lembre-se que existem diversas modalidades, como Microempresa, Sociedade LTDA, Sociedade Simples, etc. 

Cada um deles atende a necessidades específicas, abordando detalhes, como o limite de faturamento, número de sócios, atividades da empresa, etc.

2. Deixar de conhecer as obrigações legais

Ao se formalizar como empresa, a sua organização deve cumprir com uma série de obrigações e responsabilidades legais. 

Essas exigências, portanto, variam conforme o tipo de empresa bem como a sua situação atual.

Ignorar a legislação vigente não é adequado, afinal, além de correr riscos de cometer faltas legais, o empreendedor também pode acabar gastando com penalizações e encargos indevidos por suas responsabilidades com o Fisco. 

Leia também: Por que emissão de alvará de funcionamento é tão importante?

3. Enquadrar-se no Regime Tributário errado

O regime tributário diz respeito ao conjunto de regras fiscais e tributárias que uma empresa deve cumprir, ou seja, ele é responsável por determinar quais são as obrigações e declarações que a companhia deve entregar.

Por essa razão, escolher um regime tributário inadequado para a sua empresa pode acarretar no pagamento de impostos incompatíveis com a realidade do seu negócio.

Além disso, o enquadramento inadequado pode ocasionar problemas com o Fisco, o que, consequentemente, gera riscos de autuações, multas e penalidades.

Para evitar essa situação, busque o apoio de um escritório de contabilidade especializado, como o HF Contabilidade.

4. Não fazer o planejamento financeiro 

A falta de um planejamento financeiro, independentemente do tamanho da empresa, é essencial. Deixar de planejar as finanças do seu negócio, certamente lhe trará dor de cabeça.

Diante disso, a organização financeira deve estar presente na rotina de qualquer empresa, inclusive na abertura e formalização do negócio.

E, novamente, o contador poderá ser o seu braço direito nas questões financeiras. Ele dará as melhores orientações e estratégias para garantir uma gestão financeira eficiente.

5. Começar sem um plano de negócios

Como empreendedor, você já possui um plano de negócios para a sua empresa? Se não, saiba que está cometendo um grande erro ao deixar de estruturar aspectos, como metas, ações e prioridades para a empresa.

Por meio do plano de negócios você terá uma visão de todo o direcionamento da empresa. Isso significa relacionar os processos e operações na organização.

Fazer o plano não só ajuda a alcançar mais metas da empresa, como também funciona para prevenir possíveis cenários e problemas no funcionamento da companhia.

Você não precisa fazer tudo sozinho!

Chegou até aqui e percebeu que cometeu alguns erros na abertura da sua empresa? Calma, você não precisa resolver tudo sozinho. O segredo do sucesso está em delegar e, dessa forma, você terá maior disponibilidade para focar no desenvolvimento do negócio.

Você não precisa entender toda a legislação ou conhecer cada um dos aspectos fiscais relacionados ao seu negócio. É possível deixar tarefas como a formalização da empresa e estruturação do seu planejamento financeiro com um profissional no assunto.

Diante disso, sabemos que os contadores são os profissionais mais indicados para  auxiliá-lo nessa fase. 

Aqui, na HF Contabilidade, você pode contar com contadores qualificados para acompanhá-lo em diversas etapas da sua empresa, seja na abertura ou durante todo o período de sua atividade.

Ficou curioso para saber mais sobre os nossos serviços? Entre em contato hoje mesmo e conheça as nossas soluções para a sua empresa!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *