Posso trocar de contador? Veja como migrar para HF Contabilidade

22 de maio de 20240

Quando a relação entre uma empresa e a sua contabilidade não vai bem, uma dúvida que costuma surgir é se existe a possibilidade de trocar de contador. Afinal, uma vez que o escritório contábil não consegue atender às necessidades do seu negócio, não há o porquê continuar nessa relação.

Cumprir com as obrigações fiscais, tributárias e contábeis de um empreendimento exige muita responsabilidade. Por isso, quando o contador não passa a confiança necessária para exercer tais funções em uma empresa, o empreendedor não deve hesitar em migrar para outra contabilidade.

Ao longo deste artigo, confira como é possível trocar o contador de uma empresa e como funciona para migrar para o escritório HF Contabilidade!

É possível trocar o contador de uma empresa?

Antes de mais nada, saiba que, sim, é possível trocar de contador. A propósito, esse é um direito de todo empreendedor, independentemente do motivo da troca. 

Desde a abertura de um CNPJ até as suas tarefas diárias na rotina da empresa ao seu fechamento, o auxílio de um contador é fundamental para lidar com questões não apenas burocráticas como também estratégicas do negócio. 

Muitos processos na administração de uma empresa exigem competência e conhecimento sobre a legislação. Por isso, o serviço de contabilidade é obrigatório por lei para todas as empresas, com exceção do MEI.

Portanto, se você sente a necessidade de trocar de contador na sua empresa, faça o mais rápido possível para não ser prejudicado ainda mais.

Leia também: Como a contabilidade gerencial pode ajudar o seu negócio?

Quando a mudança de contabilidade é indicada?

Saber quando trocar de contador é fundamental para proteger o seu negócio em diversos aspectos. O primeiro sinal sobre a necessidade de uma nova contabilidade é quando você percebe que seu contador atual não está atendendo às suas expectativas.

Ademais, se você perceber que há erros frequentes nas declarações fiscais ou se houver falta de transparência nas atividades realizadas pelo profissional, fique atento e mude de contador.

Veja outras situações em que a migração é uma decisão inteligente a se fazer:

  • profissionais não capacitados;
  • profissionais que não acompanham as mudanças nas legislações;
  • atendimento ruim;
  • perda de prazos;
  • perda ou inconsistências em documentos;
  • dificuldade de comunicação.

Passo a passo para trocar de contabilidade

Para facilitar o seu processo de migração, siga o passo a passo abaixo para trocar de contador!

1. Verifique o contrato atual

O primeiro passo que o empreendedor deve dar ao trocar de contabilidade é verificar o contrato de serviço com o atual contador. Isso porque, o contrato pode possuir cláusulas de condições para o encerramento da parceria, como multas em situações de rescisão e prazos sobre aviso prévio. 

2. Verifique pendências com a contabilidade

É comum haver situações pendentes a serem resolvidas. Nesse sentido, é importante verificar junto com o contador atual sobre o que está para ser finalizado. Assim, você evita surpresas no futuro.

Mas, também é importante deixar claro que, mesmo após assinar com um novo contador, qualquer pendência relacionada ao contrato antigo continua sendo de responsabilidade do contador anterior.

3. Informe o contador 

Depois de verificar possíveis pendências e analisar o contrato, o empreendedor deve informar o profissional atual sobre a sua decisão de realizar o distrato, ou seja, encerrar o contrato com o mesmo. O comunicado deve ser feito por escrito e deve conter:

  • o pedido de distrato;
  • a data final de término do serviço;
  • requerimento das documentações físicas e digitais que estejam com o contador atual;
  • requerimento de um relatório de situação cadastral;
  • solicitação do envio de toda documentação à nova contabilidade após o encerramento oficial do contrato atual.

4. Contratar um novo serviço de contabilidade

Com o requerimento de encerramento de contrato feito e todo o processo de finalização da parceria com a antiga contabilidade em andamento, agora é possível procurar uma nova contabilidade.

Nessa etapa, converse com o novo contador sobre a migração e se há particularidades, como pendências, com a outra contabilidade. O profissional saberá como prosseguir com a gestão contábil do seu negócio.

E se você está buscando uma contabilidade em Balneário Camboriú séria e comprometida com o sucesso do seu negócio, o escritório HF Contabilidade é a melhor alternativa.

Como funciona para migrar para o escritório HF Contabilidade 

Migrar para o escritório HF Contabilidade é muito fácil e, com toda certeza, você será muito bem recebido. Para isso, a primeira coisa a ser feita é entrar em contato com um de nossos especialistas.

Em um atendimento personalizado e com especialistas capacitados para entender exatamente o que o seu negócio precisa, em pouquíssimo tempo você pode entrar para o HF Contabilidade. 

O escritório oferece um catálogo imenso de serviços em diversas áreas da contabilidade com uma solução completa para a sua empresa. 

Após esse contato, basta assinar o contrato de prestação de serviços e enviar a documentação da empresa. 

O HF Contabilidade está há mais de 32 anos fornecendo serviços de alta qualidade para ser o seu parceiro contábil de confiança.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *