Contabilidade gerencial e contabilidade financeira são dois conceitos essenciais para a gestão de um negócio bem-sucedido. Em ambos os casos, a ideia é garantir a sustentabilidade do empreendimento no que diz respeito a sua administração.
Entretanto, tanto a contabilidade gerencial quanto a contabilidade financeira apresentam singularidades. Enquanto um impacta diretamente nas tomadas de decisão dos gerentes, o segundo visa apresentar dados e informações financeiras, seja para a parte interna ou externa da organização.
Entender as diferenças entre contabilidade gerencial e financeira é fundamental para assegurar o bom desempenho de um negócio. Continue a leitura para se aprofundar mais no tema.
O que é Contabilidade Gerencial?
A contabilidade gerencial é direcionada a auxiliar a gestão de operações de uma empresa. Com isso, seus relatórios são de uso interno para servir de base à gestão na hora de fazer o controle de operações da empresa.
O principal objetivo da contabilidade gerencial é fornecer dados precisos e relevantes que ajudem os gestores a entender a situação financeira da empresa, identificar áreas de melhoria e avaliar o desempenho.
Portanto, isso pode incluir o acompanhamento de custos, despesas, receitas, lucros e investimentos, permitindo que os líderes tomem decisões embasadas em informações concretas.
Ao adotar práticas contábeis gerenciais eficazes, as empresas podem melhorar sua competitividade e capacidade de inovação no mercado.
Características da contabilidade gerencial
Os principais pontos que se pode observar como características da contabilidade gerencial são:
- utiliza as informações estratégicas para tomar decisões;
- utiliza indicadores para analisar o desempenho da empresa;
- permite uma análise detalhada dos custos envolvidos nas operações da empresa;
- oferece suporte técnico à gestão da empresa.
O que é Contabilidade Financeira
O principal propósito da contabilidade financeira é fornecer informações precisas e transparentes sobre a situação financeira e o desempenho de uma empresa a investidores, credores, órgãos reguladores e outras partes interessadas externas.
Esses relatórios incluem o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício, o fluxo de caixa e as notas explicativas. Dessa forma, é possível obter uma visão abrangente das finanças da empresa em um determinado período.
Diferentemente da contabilidade gerencial, a financeira se concentra na preparação de relatórios e demonstrativos para uso externo.
Características da contabilidade financeira
Ao analisar as características da contabilidade financeira, destaca-se:
- foca em informações para uso externo;
- visa demonstrar a boa imagem da saúde financeira do negócio;
- baseia-se nos princípios GAAP ou normas internacionais de relatórios financeiros;
- realiza auditorias para garantir a confiabilidade das informações;
- elabora documentação, como demonstrações financeiras, balanço patrimonial, fluxo de caixa e demonstração de resultados.
Diferenças entre Contabilidade Gerencial e Financeira
Como abordamos até aqui, é possível observar que a principal diferença entre a contabilidade gerencial e a contabilidade financeira está no fato de que:
- a contabilidade gerencial diz respeito aos processos internos na empresa para contabilizar transações comerciais;
- a contabilidade financeira está relacionada à agregação de informações gerenciais.
Porém, existem mais algumas particularidades entre cada um desses conceitos. Veja quais com base nas principais categorias listadas a seguir!
Eficiência
Em termos de eficiência, a contabilidade gerencial está mais preocupada com a tomada de decisões internas e o controle de custos. Logo, ela visa aprimorar o desempenho operacional e estratégico da empresa.
Por outro lado, a contabilidade financeira concentra-se em fornecer informações precisas e transparentes para uso externo, atendendo a requisitos legais e regulatórios.
Agregação
Em relação à agregação, a contabilidade gerencial frequentemente lida com dados detalhados e desagregados para fornecer informações específicas aos gestores.
Já a contabilidade financeira resume relatórios consolidados que refletem a situação financeira da empresa como um todo.
Sistemas
Outra diferença significativa entre contabilidade gerencial e contabilidade financeira está em seus sistemas utilizados.
A gerencial pode empregar métodos mais flexíveis e personalizados para atender às necessidades específicas da administração, enquanto a financeira não necessariamente avalia um sistema geral que a empresa segue para gerar lucro, isto é, ela observa apenas os resultados.
Periodicidade
A contabilidade gerencial pode ser mais flexível, adaptando-se às necessidades de gestão de curto prazo. Ela pode abranger relatórios diários, semanais ou mensais para permitir uma tomada de decisão rápida.
Enquanto isso, a contabilidade financeira segue um cronograma específico, que geralmente é trimestral ou anual, a fim de preparar relatórios financeiros padronizados.
Análise e avaliação
A contabilidade gerencial se concentra em métricas operacionais e não financeiras para avaliar o desempenho e orientar decisões internas.
Todavia, a contabilidade financeira fornece dados para análise externa por investidores, credores e, inclusive, a própria sociedade.
Leia também: principais mudanças e como fica a retirada sem lucro nas novas regras da EFD-Reinf.
Contabilidade Gerencial no escritório HF Contabilidade
Fazer a contabilidade gerencial em uma empresa é crucial para permitir a oportunidade de cuidar melhor do negócio. No entanto, embora seja uma área abrangente, não precisa ser algo difícil.
Para essa tarefa, você pode contar com o serviço de contabilidade gerencial do escritório HF Contabilidade.
Nossos contadores especialistas desenvolvem um trabalho excepcional na análise de dados financeiros e elaboração de relatórios para auxiliar você a tomar as melhores decisões à frente do seu negócio.
Quer conhecer as soluções personalizadas HF Contabilidade para a sua empresa hoje mesmo? Entre em contato de forma online ou visite nosso escritório em Balneário Camboriú!