Como funciona o Controle Patrimonial de uma empresa?

11 de junho de 20240

Você já ouviu falar sobre controle patrimonial de uma empresa, mas não faz ideia do que isso significa? Antes de mais nada, saiba que ignorar esse conceito na sua empresa pode trazer inúmeros impactos negativos.

Ao fazer o controle patrimonial periodicamente na sua empresa, isso possibilita ter uma previsão de custos mais assertiva bem como a melhora da gestão financeira.

Aliás, é válido destacar que esse tipo de controle influencia positivamente não apenas a área financeira, como também a área operacional do empreendimento. 

A seguir, confira mais detalhes sobre como funciona o controle patrimonial de uma empresa e o porquê adotá-lo no seu negócio.

Afinal, o que é Controle Patrimonial?

O controle patrimonial é um processo fundamental para as empresas, pois se refere à gestão e acompanhamento dos bens e ativos que pertencem à organização.

Nesse cenário, esses bens podem incluir desde equipamentos e maquinários até propriedades imobiliárias, veículos, estoques e investimentos.

O processo de controle patrimonial envolve diversas etapas, começando pela identificação e catalogação de todos os ativos da empresa.

Cada item é registrado com informações detalhadas, como número de série, valor de aquisição, data de aquisição, localização física, entre outros dados relevantes. 

Essa catalogação, por sua vez, permite que a empresa saiba exatamente quais ativos possui e onde estão localizados.

Conceito de patrimônio 

Quando se fala em controle patrimonial, uma dúvida que costuma surgir é a respeito do significado de patrimônio. Afinal, embora o termo seja bastante utilizado, poucos sabem o que realmente significa patrimônio na contabilidade.

Na contabilidade, o conceito de patrimônio refere-se ao conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade – como uma empresa.

Os bens representam os recursos físicos e financeiros controlados pela entidade, como dinheiro em caixa, imóveis, veículos e equipamentos; enquanto os direitos são valores a receber, como contas a receber de clientes, investimentos e aplicações financeiras.

Por fim, as obrigações correspondem às dívidas e compromissos financeiros assumidos pela entidade, ou seja, empréstimos de longo prazo, contas a pagar e impostos a recolher.

Leia também: Contabilidade especialista em Holding Patrimonial

Qual o objetivo ao se fazer o Controle Patrimonial?

Antes de tudo, a finalidade do controle patrimonial é garantir a gestão eficiente e segura de seus ativos. Com isso, ao contratar um escritório de contabilidade para fazer o controle patrimonial do seu negócio, espera-se ter um registro preciso e atualizado de todos os seus bens e ativos patrimoniais.

O objetivo principal do controle patrimonial é garantir que a empresa tenha um registro preciso de todos os seus ativos. Isso permite uma gestão mais eficiente e proteção contra perdas, roubo ou depreciação.

Além disso, o controle patrimonial contribui para a gestão estratégica da empresa, fornecendo informações valiosas sobre a composição e evolução do seu patrimônio ao longo do tempo. 

Tudo isso permite que os gestores identifiquem oportunidades de investimento, avaliem a necessidade de renovação ou substituição de ativos e planejem estrategicamente o crescimento da empresa.

Por que fazer o Controle Patrimonial na sua empresa?

Fazer o controle patrimonial de uma empresa oferece uma série de benefícios, além de ser importante para proporcionar uma gestão eficiente dos ativos. Veja a seguir os principais motivos para realizar esse serviço dentro da sua empresa!

Gestão eficiente de ativos

O controle patrimonial permite que a empresa gerencie seus ativos de forma eficaz. Com ele é possível, por exemplo, conhecer a localização, estado e valor dos ativos.

Isso contribui para a empresa realizar uma gestão eficiente, evitando perdas de bens ao fazer a utilização adequada dos recursos.

Confiabilidade operacional

A confiabilidade operacional é outro benefício do controle patrimonial, uma vez que  contribui na prevenção de falhas ou quebras inesperadas, por exemplo.

As operações são feitas de forma mais inteligente, reduzindo custos com manutenção corretiva e minimizando interrupções não planejadas.

Integridade de longo prazo do Sistema

Ao realizar o controle patrimonial de uma empresa de forma consistente, a empresa promove a integridade de seu sistema de gestão de ativos ao longo do tempo. 

Isso significa que as informações sobre os ativos permanecem precisas e atualizadas, fornecendo uma base sólida para decisões estratégicas.

Conformidade regulatória aprimorada

Mais uma vantagem de fazer o controle patrimonial é que ela  ajuda a empresa a cumprir as normas e regulamentações relacionadas aos seus ativos.

Isso é crucial para evitar penalidades legais, demonstrando transparência e responsabilidade perante os órgãos reguladores.

Leia também: O que é Balanço Patrimonial e para que serve?

Conclusão 

Ao compreender os conceitos de controle patrimonial e a sua importância dentro de uma empresa, fica mais fácil identificar inconsistências para corrigi-las.  

Por fim, depois de se aprofundar nos benefícios que o controle patrimonial oferece a empresas, independentemente do tamanho ou segmento, é notório que essa ferramenta tem muito a contribuir para o sucesso do seu empreendimento.

Então, se você quer uma contabilidade de confiança para estar à frente do controle patrimonial da sua empresa, com profissionais especialistas, conte com o escritório contábil  HF Contabilidade.

Entre em contato ou agende uma visita ao nosso escritório em Balneário Camboriú!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *