HF Contabilidade

Email: hfcontabil@hfcontabil.com.br

Telefones: (47) 3367-1483 (47) 3367-1482 (47) 9932-0582

Controle Patrimonial

Na linguagem jurídica ou técnica comercial, ativo significa bens, valores ou créditos pertencentes a determinada entidade

Na linguagem jurídica ou técnica comercial, ativo significa bens, valores ou créditos pertencentes a determinada entidade. Coloca-se em oposição ao passivo, que exterioriza as dívidas e obrigações ou qualquer ônus da entidade.

Portanto, o ativo compreende a totalidade de bens e haveres mensuráveis monetariamente com os quais a entidade pode contar para satisfazer o passivo.

No artigo 179 da Lei 6.404/76, estão identificadas as contas do ativo, na ordem de classificação contemplada no artigo 178, com a definição dos valores de que são compostas. Aqui, será dado destaque apenas aos componentes do ativo permanente, à saber:

  • - Investimentos: Compreendem as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante e que não se destinam à manutenção da atividade da companhia ou da empresa;
  • - Ativo Imobilizado: Compreende os direitos que tenham por objeto bens destinados à manutenção das atividades da companhia e da empresa, ou exercícios com essa finalidade, inclusive os de propriedade industrial ou comercial.
  • - Ativo Diferido: Compreende as aplicações de recursos em despesas que contribuirão para a formação do resultado de mais de um exercício social, inclusive os juros pagos ou creditados aos acionistas durante o período que anteceder o início das operações sociais.

O Controle Patrimonial consiste na execução das normas e procedimentos relativos ao controle do Ativo Permanente, com o fim de manter uma inter-relação com o plano de contas contábeis. O Controle do patrimônio da entidade é atribuição da empresa, porém, este controle poderá ser associado ao setor patrimonial da contabilidade.

É necessário este controle extra-contábil, para proceder o cálculo da Depreciação, Amortização e Exaustão, que será utilizado como despesa operacional para fins de imposto de renda, além de instrumento de consulta para verificação, e em certos casos, para tomada de decisão.

Mais especificamente, nossa empresa faz o inventário físico dos bens da empresa, controle das contas do permanente de forma individual, cálculo de depreciação e se necessário, será utensílio para a própria reavaliação, que deverá obrigatoriamente, ser através de laudo técnico de perito devidamente credenciado pelo CRECI.

Neste inventário físico feito através do levantamento individual de todos os bens da empresa, em todas as áreas, setores e departamentos, são utilizados com recursos de tecnologia avançada e sistemas informatizados permitindo um inventário rápido e eficiente.


Newsletter


Se inscreva para acompanhar as últimas noticias